Metical_novas_notas_2017_1000As criptomoedas tornaram-se o ativo mais rentável de 2017. O preço da moeda digital mais popular do mundo aumentou 14,5%, enquanto o do ethereum e o litecoin subiram 6.000%. Entretanto, muitas pessoas ainda consideram esse investimento como inseguro e por isso a agência Bloomberg decidiu fazer a lista dos ativos tradicionais que trouxeram aos seus investidores a maior rentabilidade.

Entre as moedas tradicionais, os melhores resultados mostraram o metical de Moçambique. Em 2005, essa moeda foi considerada a mais fraca do mundo (hoje em dia esse título pertence ao dólar zimbabweano), mas a situação mudou significativamente. Durante 2017, o metical moçambicano subiu 21% em relação ao dólar norte-americano.

O segundo lugar na lista, das moedas mais rentáveis para investimentos, foi ocupado pela moeda polonesa zloty e coroa tcheca, cujo preço aumentou 18%.

O som, a moeda do Uzbequistão, por sua vez, mostrou a maior desvalorização neste ano. A taxa de câmbio da moeda uzbeque caiu 60% em relação ao dólar.

Quanto às commodities, o líder é paládio que subiu mais de 50%, porque os investidores creem que este material será cada vez mais usado em veículos. Ao mesmo tempo, os investimentos em açúcar e gás natural trouxeram aos investidores uma rentabilidade mais baixa.

Entre os títulos, o maior rendimento foi da Grécia nos mercados desenvolvidos e a Argentina nos mercados em via de desenvolvimento.

Na categoria de dívida corporativa de mercados emergentes, o primeiro lugar ocupou uma empresa indonésia de energia, enquanto os papéis ligados à corporação brasileira de engenharia Odebrecht, que está envolvida em escândalos de corrupção, mostraram o pior resultado.

Anúncios