maputo_katembe_ponte

Futura ponte ligando Maputo e Catembe ainda construção/Foto Edmundo G. Matos

A conclusão da construção da ponte que vai ligar o centro da cidade de Maputo ao distrito municipal da Ka Tembe, do outro lado da baía da capital moçambicana, foi mais uma vez adiada, agora para dezembro.

Depois dos atrasos em resultado, entre outras dificuldades, do reassentamento da população atingida pelo traçado da ponte, a extensão dos prazos de conclusão passou a resultar de atrasos na chegada do tabuleiro principal da ponte, construída na China.  O tabuleiro vem repartido em 57 peças metálicas.

Apesar de não haver uma indicação de novas prováveis datas para a chegada do navio que transporta o tabuleiro principal, tanto o governo moçambicano, como a Empresa de Desenvolvimento de Maputo Su,l insistem na informação de que, até Dezembro, a ponte estará concluída e provisoriamente transitável.

Segundo o site MediaFax, o tabuleiro só deverá chegar ao porto de Maputo em Setembro próximo.

A ponte Maputo-Katembe está orçada em US$ 725 milhões de dólares e terá uma extensão de cerca de três quilómetros, com quatro faixas para a circulação de viaturas, e uma estrada até Ponta D´ Ouro.

Cada peça tem 12 metros de largura e 26 de comprimento, que correspondem ao comprimento da ponte, que terá quatro faixas de rodagem. As unidades, que serão unidas através de soldadura, têm três metros de espessura e pesam cerca de 125 toneladas cada.

Fonte: AIM

Anúncios