O Governo moçambicano anunciou hoje em Maputo que vai apresentar no dia 08 aos investidores internacionais mais de uma dezena de projetos de infraestruturas avaliados em 2,67 mil milhões de dólares, como forma de dinamizar a economia do país.

Em conferência de imprensa realizada hoje em Maputo, a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Espacial (PDE) no Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Odete Semião, afirmou que a apresentação do potencial de investimento em infraestruturas em Moçambique, no valor de três mil milhões de dólares, será feita durante o Fórum de Infraestruturas, que se vai realizar na cidade de Tete, região centro.

“Com a realização deste fórum, o Governo de Moçambique pretende mobilizar os parceiros nacionais e internacionais com interesse na área de infraestruturas para orientarem os seus investimentos, tendo como ponto de partida os corredores de desenvolvimento”, declarou Odete Semião.

Semião adiantou que Portugal, China e África do Sul são alguns dos países que se farão representar no fórum.

Durante o encontro, responsáveis dos ministérios das Obras Públicas, Agricultura, Recursos Minerais e Energia vão apresentar as oportunidades de investimentos em estradas, linhas-férreas, energia, agro-indústria, entre outras.

Odete Semião adiantou que a abertura do Fórum de Infraestruturas será feita pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, como sinal do compromisso do Estado moçambicano com o desenvolvimento das infraestruturas no país.

“O que nos conforta como garantia da seriedade do Governo é o compromisso que este assume com os investidores, como prova a presença do chefe de Estado no fórum”, disse Semião.

Como vantagens competitivas, prosseguiu, Moçambique, dispõe de um código de benefícios fiscais, regime para zonas francas e uma lei de investimentos progressista.

Fonte: Lusa

Anúncios