mocambique_brasil_cooperacao_maos

Os estudantes moçambicanos conquistaram 42 das 76 bolsas oferecidas pelo Governo brasileiro, em 2016, no âmbito do Programa de Estudante-Convénio de Pós-Graduação (PEC-PG), segundo um comunicado divulgado hoje pela embaixada do Brasil em Moçambique.

Segundo a nota, o Governo brasileiro destina estas bolsas aos cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação educacional, para formação em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em instituições brasileiras de ensino superior.

O PEC-PG, iniciado em 1981, engloba estudantes de diversos países na África, nas Américas e na Ásia.

“Este é o resultado de um esforço conjunto dos Governos brasileiro e moçambicano na área de pesquisa e formação académica, que também se reflete no mercado de trabalho, onde diversos profissionais formados no Brasil são reconhecidos por sua excelência técnica e académica”, referiu o comunicado.

Ao longo de 2016, o Centro Cultural Brasil-Moçambique promoveu palestras e encontros para informar e auxiliar os estudantes moçambicanos interessados em participar do processo seletivo, que tem como principal critério o potencial da linha de pesquisa do estudante de contribuir para o desenvolvimento de seu país de origem.

No PEC-PG, o estudante pode escolher o curso e a universidade que quer frequentar, não paga nenhum tipo de propinas pelos estudos e recebe uma bolsa durante todo o período de duração do curso.

Após a conclusão das atividades, os diplomas são entregues ao estudante com todos os requisitos necessários para ser reconhecido pelo Governo moçambicano.

Segundo o comunicado, os estudantes interessados em participar no próximo PEC-PG devem realizar, a partir de 06 de março, as inscrições para o Celpe-Bras 2017 (exame de certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros), obrigatório a todos que queiram concorrer às bolsas oferecidas pelo Governo brasileiro.

As inscrições para o Programa de Estudante-Convénio de Graduação (PEC-G) vão iniciar-se no próximo mês de maio.

Para mais informações, os interessados podem consultar a página eletrónica da embaixada do Brasil em Maputo (http://maputo.itamaraty.gov.br) ou contactar o Centro Cultural Brasil-Moçambique.

Fonte: Lusa

Anúncios