barack_obama_beyonce_jayz_brancos

© D.R

O site WikiHow, uma espécie de livro de instruções para os mais variados temas, cometeu uma gafe que, além de se ter tornado viral, valeu-lhe duras críticas por parte da comunidade cibernética.

Em causa, conta o jornal Independent, um artigo que dizia quais os passos que se devem seguir para alguém se tornar congressista. Até aqui nada de especial. O problema é que o texto estava acompanhado por uma ilustração na qual figuravam três pessoas brancas – dois homens e uma mulher.

Ainda assim, tal não seria polémico não fosse o facto de a ilustração ser baseada numa fotografia de Barack Obama, Jay-Z e Beyonce.

Uma fã da cantora apercebeu-se do sucedido e não tardou a fazer uma comparação com as duas imagens na sua conta do Twitter. A publicação foi feita no domingo e já conta com mais de 21 mil retweets e 27 mil gostos.

Por seu turno, o gabinete de comunicação do site divulgou uma nota de imprensa na qual se disse “envergonhado” pelo sucedido, revelando que a ilustração foi feita há três anos e que foi feita por uma equipa de duas pessoas: a que desenha e a que pinta as ilustrações.

“O ilustrador enviou o desenho a preto-e-branco para o outro elemento da equipa responsável por pintá-la que não sabia a raça dos modelos”, lê-se no comunicado citado pelo Independent.

Nesta senda, a direcção do site reforçou que a pessoa que pintou o desenho não sabia que se tratava de Obama, Jay-Z e Beyonce e garantiu que os ilustradores já estão a par do que aconteceu e que foram aconselhados a ter a “variedade” como requisito presente na hora de criar ilustrações.

Anúncios