Bancos de Moçambique e Angola integram a lista das principais 100 instituições bancárias de África, segundo a última edição da revista African Business.

A lista dos maiores bancos de África liderada pelo Stanbank (Standard Bank Group) e First Rand ambos da África do Sul integra oito bancos de Angola e três de Moçambique.

No que se refere a Angola, o Banco de Poupanças e Crédito ocupa a 25.ª posição seguido do Banco Angolano de Investimentos (27.ª), Banco de Fomento de Angola-BFA (34.ª), Banco BIC (39.ª), Banco Millennium Atlântico (51.ª), Banco de Desenvolvimento de Angola (62.ª), Banco Caixa Geral de Angola SA (69.ª), e Banco de Negócios Internacional (92.ª).

O Millennium Bim (Banco Internacional de Moçambique) ocupa o 56.º lugar, na lista dos 100 maiores bancos de África, o Banco Comercial e de Investimentos -BIC a 93.ª posição e o Standard Bank Moçambique a 98.ª

Na lista dos principais 25 bancos da África Austral o Banco de Poupanças e Crédito de Angola ocupa a 6.ª posição seguido do Banco Angolano de Investimentos (7.ª), do Banco de Fomento de Angola (BFA) na 10.ª posição, do BIC na 11.ª e do banco Millennium Atlântico na 12.ª posição. O Banco de Desenvolvimento de Angola, Banco Caixa Geral e o Banco de Negócios Internacional ocupam respectivamente a 17.ª, 18.ª e 22.ª posição.

No que toca a Moçambique o Millennium Bim (Banco Internacional de Moçambique) encontra-se na 14.ª posição seguido do Banco Comercial e de Investimentos (BIC) e o Standard Bank Moçambique, respectivamente na 23.ª e 24.ª posição.

A African Business refere que a lista dos maiores bancos de África foi baseada no capital das instituições bancárias medido segundo a métrica do Rácio Core T1.

Fonte: macauhub

Anúncios