O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, Carlos Bonete revelou que 70 por cento das obras da ponte Maputo-Katembe (Catembe) já estão concluídas, segundo escreve o Jornal Notícias.

Com conclusão total prevista para o final de 2017 a ponte, com pouco mais de três quilómetros de extensão, terá 680 metros de tabuleiro suspensos sobre a baía, com pilares numa e noutra extremidade e está a ser construída pela empresa chinesa China Bridge and Road Corporation.

A edificação da ponte está inserida no projecto de construção da estrada Maputo/Ponta de Ouro, numa extensão de 209 quilómetros, empreendimento que se encontra dividido em três partes – o primeiro troço Maputo/Catembe, com uma extensão de 35 quilómetros; o segundo troço que compreende Katembe/Ponta de Ouro, com 109 quilómetros e que engloba a reparação/construção de estradas entre Katembe/Bela Vista e Bela Vista/África do Sul e o troço três com 63 quilómetros e que compreende a reparação da estrada Bela Vista/Boane.

Este projecto que tem um custo estimado de 700 milhões de dólares é apoiado financeiramente pelo Export-Import Bank of China.

A conclusão da ponte e das outra infra-estruturas que estão a ser realizadas ligadas à obra vão permitir a exploração dos empreendimentos e áreas turísticas da parte sul da província de Maputo.

Fonte: macauhub

Anúncios