image

Retrato de Che Guevara pelo fotógrafo Alberto Korda (Alberto Korda/EFE)

Jacqueline Kennedy Onassis, Che Guevara, Abraham Lincoln, Muhammad Ali, Winston Churchill, Demi Moore. Os horrores da guerra, a selfie de celebridades no Oscar, o detalhe do ato de terrorismo, o beijo na Times Square, a primeira foto tirada com um celular, os primeiros passos do Homem na Lua.

A revista americana Time reuniu as 100 imagens mais influentes de todos os tempos num livro, uma série de vídeos e um site divulgados na quinta-feira. O projeto relaciona fotografias que mudaram o mundo nos últimos dois séculos – a primeira foto de que se tem notícia data de 1826.

Para selecionar as 100 imagens, a Time entrevistou historiadores, editores de fotografia e curadores de diversas partes do mundo. Após a escolha das finalistas, uma equipa de jornalistas dedicou-se a ouvir fotógrafos e retratados (ou seus parentes e amigos) para contar a história de cada imagem, tanto em texto como em mini-documentários em vídeo.

“Algumas imagens estão na nossa lista porque foram as primeiras daquele tipo, outras porque moldaram a maneira como pensamos, e algumas estão lá porque mudaram diretamente a nossa forma de viver. O que as 100 imagens têm em comum é que são pontos de viragem na nossa experiência humana”, escreveram os editores Ben Goldberger, Paul Moakley e Kira Pollack.

Anúncios