image

O aplicativo de mensagens Whatsapp anunciou que acaba de activar a esperada função de videochamadas, que passará a ser oferecida progressivamente nos próximos dias aos seus mais de um bilhão de usuários ativos. “Os usuários do Whatsapp poderão fazer videochamadas entre usuários Android, iPhone e dispositivos Windows Phone”, disse a companhia em nota.

Os responsáveis pelo Whatsapp, que é uma empresa pertencente ao Facebook, dizem que o seu principal objetivo é ajudar cada vez mais gente a se comunicar com amigos, familiares e outros contatos. Isso gera a necessidade de um produto simples, acessível e fácil de manejar onde quer que o usuário esteja, acrescenta a companhia.

O Whatsapp foi criado em 2009, e dois anos depois ganhou a função de chats entre grupos. Em 2014, o Facebook comprou a empresa por mais de 19 bilhões de dólares. Depois dos serviços de troca de mensagens e conversas em grupo, foram adicionadas as ligações telefônicas, com um sistema que funciona “em milhares de combinações entre dispositivos e plataformas ao redor do mundo”. Agora se anuncia o próximo passo, as videochamadas, uma opção já oferecida por Facetime, Skype, Facebook Messenger e Google Duo, entre outros.

“Sabemos que às vezes as mensagens de voz ou texto simplesmente não são suficientes. Não há maneira de substituir a emoção de ver ao vivo os primeiros passos de um neto, ou de enxergar o rosto daquela filha que estuda no exterior”, prossegue o comunicado. “Queremos que estas funções estejam disponíveis para todos, não só para quem pode se dar ao luxo de ter celulares mais caros e modernos, ou para aqueles que vivem em países com as melhores redes de telefonia celular.”

Ao longo dos anos, dizem os executivos, “recebemos muitas mensagens dos nossos usuários solicitando as videochamadas, e nos emociona finalmente oferecer esta capacidade ao mundo”.

Anúncios