image

Moore durante seu programa em Ohio como parte do documentário ‘Michael Moore em TrumpLand’ (2016).

Enquanto milhares de norte-americanos lamentam e protestam contra o triunfo de Donald Trump, Michael Moore recomenda uma série de ações diante da nova realidade do país. Em sua página no Facebook, o documentarista escreveu duas listas de coisas que os cidadãos podem fazer depois da eleição presidencial. A primeira, publicada na quarta-feira passada, regista mais de 196.000 compartilhamentos no Facebook em dois dias. A segunda soma mais de 6.000 em menos de 24 horas. “Parem de dizer que estão muito surpresos com o resultado”, escreve o diretor numa das publicações. “O que estão querendo dizer na verdade é que viveram numa bolha todo este tempo.”

Moore, que realizou um documentário sobre Trump e seus simpatizantes, já havia predito que o candidato venceria a eleição presidencial numa carta publicada no seu site oficial em julho deste ano. “Nunca na minha vida desejei tanto que alguém demonstrasse que estou enganado”, escreveu na publicação. Esse artigo também foi compartilhado por centenas de usuários nas redes sociais. Aqui apresentamos um resumo das 12 recomendações feitas pelo cineasta nas suas duas listas.

1. Recuperem o Partido Democrata e devolvam-no ao povo. Os seus actuais membros decepcionaram-nos.

2. Não levem mais em conta a opinião dos analistas, comentaristas e pesquisadores que se negaram a ouvir e aceitar o que realmente estava a acontecer.

3. Peçam a renúncia de qualquer membro do Partido Democrata que não esteja pronto para lutar, agir e resistir como fizeram os republicanos durante as administrações de Obama.

4. Parem de dizer que estão surpresos com a vitória de Trump. Melhor sair da sua bolha para ver todos os norte-americanos na miséria que estão furiosos com um sistema que os ignorou por anos.

5. Digam esta frase a todos que encontrarem hoje: “Hillary Clinton ganhou por voto popular!” Trump ganhou por um sistema eleitoral arcaico do século XVIII. Até que não haja uma renovação continuaremos tendo estes resultados.

6. Criem um partido de oposição com membros jovens como os do Ocuppy Wall Street e Black Lives Matter (movimento de denúncia de assassinatos a afroamericanos por parte da polícia). Os racistas e misóginos não terão espaço nesta organização.

7. Preparem-se para destituir Trump. Assim como os republicanos prometeram tirar Hillary Clinton no seu primeiro dia como presidente, vocês devem se preparar para denunciar Trump quando violar a lei.

8. Levantem a voz para evitar que qualquer candidato de Donald Trump para o Supremo Tribunal chegue a essa posição se não atender os nossos padrões.

9. Exijam que a Convenção Democrata se desculpe com Bernie Sanders por não lhe dar uma verdadeira oportunidade de concorrer como candidato à presidência.

10. Peçam uma investigação para encontrar as pessoas por trás do relatório do FBI sobre os e-mails de Clinton a 11 dias da eleição.

11. Comecem uma iniciativa de reforma do sistema eleitoral.

12. Convençam Obama a enviar os engenheiros da Marinha dos Estados Unidos a Flint (Michigan) para substituir o seu sistema de abastecimento de água. Já se divulgou que a água está contaminada por químicos desde 2014.

Fonte: El Pais (Brasil)

Anúncios