image

A empresa Westfalia Fruto de Moçambique inicia entre Dezembro e princípio de Janeiro de 2017 a exportação para os países da União Europeia de pêra abacate e a prazo de líchias produzidas nos distritos de Macate e Báruè, na província de Manica, disse um consultor da empresa.

O consultor Manuel Roriz disse ao matutino Notícias, de Maputo, que tudo está a ser feito para que esta primeira operação de exportação para a Europa comunitária ocorra dentro dos prazos previstos.

A operação da Westfalia Fruit na província de Manica, que conta com financiamento do Banco Mundial, prevê uma produção anual de 100 mil toneladas, sendo que 75% dessa produção se destina aos mercados externos e os restantes 25% para satisfazer a procura interna.

O projecto de pêra abacate iniciou-se em 2014, tendo já sido plantados mais de 53 mil árvores em 132 hectares de um total de 2914 previstos na concessão.

O projecto de líchias, que se prevê que venha a ser desenvolvido numa área de 250 hectares, deverá iniciar-se em 2017 estando a empresa neste momento a mobilizar os meios e recursos de produção.

O produto destinado à exportação terá como mercado os países da União Europeia com os quais a Westfalia Fruit mantém relações comerciais há 40 anos, bem como para países africanos, caso das Maurícias e do continente americano como o Peru e Colômbia.

Fonte: Macauhub

Anúncios