image

O Instituto nacional de Meteorologia (INAM) prevê, a partir de hoje até terça-feira, a ocorrência de aguaceiros, com possibilidade de queda de granizo e ventos com rajadas fortes, superior a 70 quilómetros por hora, em seis províncias do país.

Segundo o INAM, o fenómeno afectará alguns distritos das províncias de Nampula, (Norte), Zambézia, Tete, Sofala e Manica (Centro), e Inhambane, no Sul do país.

Em comunicado de imprensa recebido hoje pela AIM, o INAM explica que, na província de Nampula, os distritos sob risco são os de Mongicual, Moma, Larde e Mogovolas; na Zambézia ( Mocuba, Nicoadala, Namacurra, Pebane, Maganja da Costa, Morrumbala, Mopeia, Chinde e a cidade de Quelimane).

Por sua vez, em Tete, estarão afectados os distritos de Moatize, Mutarara e a capital provincial; em Sofala, os distritos de Marromeu, Caia, Chemba, Cheringoma, Maringue; em Manica (Guro, Tambara e Macossa).

Na província de Inhambane a previsão aponta os distritos Govuro, Inhassoro e Vilankulos como sendo os que estão sob risco do mau tempo.

Assim, o INAM recomenda “a tomada de medidas de precaução e segurança face ao risco associado a trovoadas (descargas atmosféricas), ventos com rajadas fortes e queda de granizo”.

Anúncios