O presidente dos EUA celebrou o 55º aniversário esta quinta-feira. Espreite fotografias antigas, recorde os seus melhores momentos e descubra algumas curiosidades sobre ele.

Barack-Obama_3015055b

A 4 de agosto de 1961, no Havai, nascia aquele que viria a tornar-se o 44º presidente dos EUA. Barack Obama, filho de mãe norte-americana e de pai queniano, celebra esta quinta-feira o seu 55º aniversário, motivo mais do que suficiente para uma revisão aos seus melhores momentos de vida e carreira.

Nos últimos oito anos deu-se a conhecer como um homem descontraído e com um apurado sentido de humor. Vimo-lo a arrasar talk shows, a cantar temas de Ray Charles ou Whitney Houston, a arrancar gargalhadas no Saturday Night Live, a testar os seus limites na série Famosos em Risco com Bear Grylls, a perder a cabeça por A Guerra dos Tronos, e muito mais!

Quando, a 8 de novembro, deixar de ser, oficialmente, o presidente dos norte-americanos, Obama terá conseguido algo que poucos líderes do mundo livre conseguiram: afirmar-se como um fenómeno de popularidade em todo mundo. No entanto, poucos conhecem a sua história antes de chegar à Casa Branca.

Barack formou-se em Direito pela Universidade de Harvard, em 1991. Nessa altura, já tinha conhecido Michelle, graças a um estágio numa empresa de advocacia em Chicago, onde ela foi sua mentora. Foi num restaurante nessa mesma cidade que, anos depois, a pediria em casamento, ao esconder o anel de noivado no prato da sobremesa.

Hoje, a primeira-dama quis oferecer um presente especial ao seu marido. No Instagram, publicou uma fotografia e fez uma pequena declaração de amor. “55 anos e aquele sorriso ainda me conquista todos os dias. Parabéns, Barack. Amo-te”, escreveu.

Juntos, Barack e Michelle foram pais de Malia, a 4 de julho de 1998, e de Natasha, a 10 de junho de 2001. É sobre elas, aliás, que o outrora advogado de direitos civis e Senador do estado de Illinois escreve, neste seu dia de aniversário, um ensaio para a revista Glamour. “Nos últimos sete anos e meio, vi as minhas filhas tornarem-se jovens mulheres inteligentes, divertidas, amáveis e maravilhosas. Nem sempre é fácil, vê-las preparar-se para saírem do ninho. Mas se há algo que me deixa otimista é que estes são tempos extraordinários para se ser mulher. E digo isto não apenas como presidente, mas como feminista”, admitiu.

Este fã e praticante de basquetebol – no liceu era conhecido como “O’Bomber”, devido ao seu talento inato para executar afundanços – sabe falar indonésio e espanhol, não resiste a um bom jogo de Scrabble e ao “linguini” de camarão da sua mulher. Talvez não saiba, também, que Obama tem uma cerveja com o seu nome no Kenya e que Barack, nesse país, significa “abençoado”.

Este 55º aniversário será celebrado esta sexta-feira, com uma grande festa na Casa Branca que terá convidados ilustres como Beyoncé, Jay Z, Usher, Kendrick Lamar (o rapper preferido de Obama), Ellen DeGeneres, Stevie Wonder, Anna Wintour, Jennifer Hudson, John Legend ou Hillary Clinton – nomes avançados pelo New York Post.

Curioso para saber mais sobre o presidente dos EUA? Nada como fazer uma viagem no tempo através de imagens. Espreite a fotogaleria acima.

por Carolina Morais, in dn.pt

Anúncios