Munique_atentado_julho_2016

Um tiroteio dentro de um shopping em Munique, na Alemanha, causou vários mortos e feridos nesta sexta-feira. A polícia alemã confirmou sete mortes, mas os meios de comunicação alemães falam em pelo menos uma dezena de vítimas, além de vários feridos. “Damos como certo que é um atentado”, disse um porta-voz da polícia.

Após o tiroteio no centro comercial Olympia, as autoridades alemãs pedem aos moradores que evitem locais públicos, pois um dos autores conseguiu fugir, embora a polícia tenha cercado o shopping e evacuado o local. Não se sabe, porém, a motivação do tiroteio — se se trata, de facto, de um atentado—, nem quantos atiradores participaram no ataque.

De acordo com a agência de notícias Efe, vários helicópteros sobrevoam o centro comercial neste momento. As primeiras imagens divulgadas mostram várias pessoas correndo para fugir do shopping, sendo que os disparos ocorreram numa lanchonete no centro comercial, que fica próximo a um estádio olímpico —Munique foi sede dos Jogos Olímpicos em 1972.

As forças de segurança alemãs estão em alerta desde que um refugiado afegão apunhalou cinco pessoas num comboio na Baviera, na segunda-feira passada. O atentando foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

O tiroteio também ocorre num momento de grande tensão que a Europa vive após o atentado terrorista em Nice, na França, que causou pelo menos 84 mortos e dezenas de feridos.

Anúncios