A empresa britânica Gemfields obteve quatro facilidades de crédito no montante de 65 milhões de dólares, dos quais 45 milhões serão aplicados na expansão da mina de rubis em Montepuez, norte de Moçambique, informou a empresa em comunicado divulgado segunda-feira.

As facilidades de crédito relativas a Moçambique incluem um saque a descoberto de 15 milhões de dólares concedido pelo Barclays Bank Mozambique, com uma taxa de juro de 4%, um outro descoberto de igual montante concedido pelo Banco Comercial e de Investimentos, com uma taxa de 3,75%.

Os restantes 15 milhões de dólares foram concedidos ao abrigo de um contracto de locação com o Banco Comercial e de Investimentos, facilidade que é válida por 18 meses, tendo os montantes utilizados de ser amortizados no prazo de 48 meses, pagando uma taxa de juro de 3,75%.

A Gemfields obteve ainda uma facilidade de crédito de 20 milhões de dólares junto do Macquarie Bank a ser utilizada na substituição de um crédito contraído em Abril de 2015 no montante de 25 milhões de dólares.

Os fundos agora obtidos permitirão à Montepuez Ruby Mining, parceria em que a Gemfields controla 75%, expandir a produção anual para 20 milhões de quilates de rubis em bruto dentro dos próximos três anos.

Fonte: Macauhub/MZ)

Anúncios