Atanasio_salvador_Ntumuke

Atanásio Salvador M’tumuke/Foto Ferhat Momade (AIM)

O Ministro da Defesa Nacional, Major-General na Reserva Atanásio Salvador M’tumuke foi condecorado esta quinta-feira com a Medalha ‘Estrela Kagera’, durante uma cerimónia que decorreu na localidade de Sii-Bukanja, distrito de Buikwe, na República do Uganda.

A distinção, que teve lugar durante as celebrações do Dia dos Heróis Nacionais da República do Uganda, surge como reconhecimento do seu papel na libertação do Uganda do regime ditatorial de Idi Amin Dada.

Um comunicado de imprensa, citadp pela AIM, explica que o galardão ‘Estrela Kagera’ é outorgado aos que deram o melhor de si para a libertação do Uganda e seu povo.

“O acto enquadra-se nas comemorações do 27º aniversário dos heróis ugandeses e constitui reconhecimento do papel desempenhado pela República de Moçambique no geral, e pelo Ministro da Defesa Nacional, em particular, no apoio prestado pelo Governo da República de Moçambique na luta pela libertação total e completa da República de Uganda contra o regime tirano e opressor do então ditador Idi Amin Dada, na materialização dos objectivos do povo Ugandês no que concerne a paz e liberdade”, lê-se no comunicado.

Na ocasião, foi também condecorado a título póstumo, o Major António Chicusse, com a Medalha ‘Estrela Kagera’, onde lhe foi reconhecida a sua entrega abnegada a causa dos ugandeses.

Falando durante o evento, o estadista ugandês, General Youweri Kaguta Museveni, frisou a necessidade das novas gerações guiarem-se com base nas relações de amizade, irmandade que existiram entre os falecidos presidentes Samora Machel (Moçambique) e Julis Nyerere (Tanzânia).

Explicou que ambos desempenharam um papel fundamental para a libertação do Uganda. Por isso, “o povo ugandês não devia perder de vista as relações de amizade com os povos de Moçambique e da Tanzânia.

Fonte: AIM

Anúncios