Três roquetes de ‘RPG 7’, vulgarmente conhecido por ‘bazooka’, foram encontrados na manha desta quarta-feira, no bairro Bloco Nove, na cidade de Chimoio, a capital provincial de Manica, centro de Moçambique.

Os artefactos estavam numa rua que dá acesso ao mercado Curva.

Presume-se que o material bélico tenha sido deixado no local na madrugada de hoje por pessoas ainda a monte, cuja intenção ainda é desconhecida.

Alguns populares que circulavam por aquela rua, logo pela manha, depararam com os três explosivos deixados em plena rua.

Os moradores do bairro Bloco Nove trataram imediatamente de informar a sede do partido Frelimo, que fica próximo do local onde os artefactos foram encontrados. De seguida, a Frelimo solicitou a Polícia da República de Moçambique (PRM) para a remoção dos roquetes e investigação para se apurar a proveniência dos três objectos de guerra.

A porta-voz da PRM, em Manica, Elsídia Filipe, disse desconhecer a proveniência daqueles artefactos.

Contudo, de acordo com ela, a polícia especializada em engenhos já iniciou com as averiguações.

“É uma realidade. Foram apanhados três roquetes de RPG 7 (bazooka) naquela zona. A polícia foi mobilizada para o terreno e removeu os objectos. Estamos a trabalhar para apurar a proveniência deste material de guerra”, disse Elsídia Filipe.

A RPM acredita que o caso será esclarecido dentro de dias.

Fonte: AIM

Anúncios