Facebook_foto_polemicaHeather Whitten registou o momento do marido no duche com o filho Fox – doente, com uma intoxicação por salmonela. Whitten considera que a fotografia é “arte”, que retrata a cumplicidade de um pai com o filho. Mas o Facebook acha-a “inapropriada”, e por isso a retirou, por duas vezes. Inconformada, Heather insistiu e voltou a partilhar a imagem no mural dela, tem 139 mil likes e quase 34 mil partilhas.

“Isto foi em novembro de 2014” escreveu. “O Fox (o filho) foi hospitalizado nessa noite porque estava com uma intoxicação. Thomas esteve horas no duche com ele para tentar baixar a febre e deixar sair os vómitos e a diarreia. Foi um momento muito forte para nós, enquanto pais”.

Heather, comovida com o gesto do marido, foi de imediato buscar a câmara fotográfica para registar o momento. Mas não o quis guardar apenas para ela e postou no Facebook.

A família, a viver no Arizona, rapidamente passou a estar no centro das atenções online. A fotografia foi rotulada por muitos utilizadores da rede social como “inapropriada” ou “demasiado íntima”, acabou por ser removida pelos próprios administradores do Facebook.

A fotografia originou um debate sobre se é próprio tomar banho com as crianças.

Ainda assim, em alguns dos comentários é possível ler o apoio à família “a única coisa inapropriada é a maneira como algumas pessoas conseguem distorcer a imagem nas suas próprias cabeças” ou, noutro: “para aqueles que o cérebro alinha por um lado negativo ou sexual, vão procurar ajuda. Isto é o mundo real, as crianças adoecem, e os pais fazem qualquer coisa para ajudar”.

Mas há ainda utilizadores que pedem para a fotografia ser eliminada, mais uma vez.

Heather lamenta “não ser melhor comunicadora para transmitir todo o processo da melhor maneira”, mas relembra que “não há nada de sexual nesta imagem, nem partes intimas à vista”.

Anúncios