imageA Catawiki, uma plataforma de leilões online europeia, está a leiloar, até 14 de maio, 50 diamantes e pedras preciosas de origem africana, valorizadas em mais de 600 mil euros. Incluindo uma Safira Padparadscha Imperial, extremamente rara. Todas as peças têm o valor inicial de um euro e qualquer pessoa pode licitar.

É a primeira vez que acontece um leilão online com diamantes raros e pedras preciosas exclusivamente de origem africana, sendo que todas as peças foram seleccionadas por reputados fornecedores e possuem certificado de origem.

As ofertas devem ser feitas através do portal da Catawiki. Precisa apenas de se registar como utilizador.

Hoje em dia, os maiores depósitos de pedras preciosas coloridas deste género encontram-se sobretudo nos países da África Oriental e Austral, como o Quénia, Tanzânia, Moçambique e Madagáscar. Em Moçambique, aliás, têm sido encontrados os rubis mais cobiçados e neste leilão podem ser descobertos alguns. Para além de diamantes, safiras, esmeraldas (as quatro grandes), turmalinas, espinelas e tanzanites ou opalas.

A peça mais exclusiva é uma Safira “Padparadscha Imperial”, valorizada entre 85 e 115 mil euros, extraída no Malawi e com 5,65 quilates. A sua raridade explica-se pela coloração, que varia entre os tons laranja e vermelho. Este género de safiras surgiu pela primeira vez em 1980 e, até hoje, apenas foram encontradas nas minas do Malawi.

A Catawiki, junção das palavras catálogo e wiki, é uma plataforma online de leilões, com escritórios na Holanda, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Espanha. Recebe cerca de 12 milhões de visitantes por mês e organiza mais de 100 leilões por semana. Este pode ser uma excelente oportunidade para comprar pedras preciosas que, geralmente, estão acessíveis apenas ao profissionais da área.

Fonte: economico.sapo.pt

Anúncios